Mercedes-Benz e parceiros superam a marca de 110.000 pessoas atendidas pelas Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação

Data da publicação: 23/11/2021

  • Oito carretas do projeto “#UnindoForças” oferecem atendimento médico e assistência a comunidades carentes de localidades distantes do País
  • Projeto gera outro resultado muito importante: mais de 55.000 pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 nos dois ônibus Mercedes-Benz cedidos à Cruz Vermelha Brasileira
  • Mercedes-Benz e Einstein, com apoio da Vale, começam a oferecer atendimento médico gratuito a caminhoneiros que entregam materiais na fábrica da Empresa em São Bernardo do Campo
  • Unidades Móveis de Saúde foram idealizadas e são gerenciadas pela Mercedes-Benz do Brasil, sendo operadas por organizações sem fins lucrativos
  • Iniciativa conta apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação

A Mercedes-Benz do Brasil e os parceiros do projeto “#UnindoForças”, que utilizam Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação para levar atendimento médico e assistência a comunidades carentes de localidades distantes de várias regiões do Brasil, alcançaram uma marca notável. Nos primeiros seis meses desta ação, completados em outubro, mais de 110.000 pessoas foram atendidas e mais de 250.000 procedimentos médicos foram realizados nas oito carretas que rodam pelo País, puxadas por caminhões da marca, como o Novo Actros.

O projeto “#UnindoForças” gerou outro resultado muito importante: em quatro meses, mais de 55.000 pessoas foram vacinadas nos dois ônibus Mercedes-Benz cedidos à Cruz Vermelha Brasileira para campanhas de combate à COVID-19.

“O projeto de Unidades Móveis de Saúde, que até aqui já acumulou 25.000 km percorridos, passando por 50 cidades, entrega carretas preparadas para várias áreas médicas, o que também acontece com os ônibus de vacinação”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Aproximamos, assim, pessoas com o objetivo de levar tratamento, serviços básicos de saúde e vacinas a quem não tem assistência médica ou tem acesso limitado, ajudando a melhorar e salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social. Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”.

De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que propõem a transformação da sociedade. “Nossa Empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”, afirma Roberto Leoncini.

Atendimento a caminhoneiros na fábrica de São Bernardo do Campo

Após cerca de 90 dias em Itabira (MG), a Unidade Móvel de Saúde que é operada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e que tem apoio da Vale, estaciona junto à Portaria de Recebimentos da fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP). No local, será oferecido atendimento aos caminhoneiros e caminhoneiras que entregam materiais, bem como às cristais, como são conhecidas as esposas dos caminhoneiros, com o apoio do Movimento “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz Caminhões. Equipes do Einstein darão foco a consultas e exames que buscam promover a saúde dos profissionais do volante, visando especialmente a redução de riscos cardiovasculares. Com atendimento presencial e também suporte de teleatendimento do Einstein serão abordados aspectos do histórico familiar de saúde e doenças dos motoristas, além de riscos vinculados aos hábitos alimentares, sedentarismo, tabaco, estresse e outros.

“Em Itabira, foram atendidos mais de 1.800 pacientes do SUS em três meses”, destaca Roberto Leoncini. “Assim como ficamos muito satisfeitos em levar serviços de saúde gratuitos a moradores daquela microrregião de Minas Gerais, temos prazer agora de promover a saúde dos caminhoneiros que nos atendem em São Bernardo do Campo, como fazemos em outras iniciativas pelas estradas do Brasil, como o atual Circuito Nacional de Test Drive & Saúde, em parceria com a Revista Caminhoneiro”.

O presidente da Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira Albert Einstein, Dr. Sidney Klajner, acompanha o desenvolvimento do programa desde a sua primeira etapa em Itabira, e lembra que a formação dessa rede colaborativa pode não apenas provocar a conscientização como também reunir um levantamento importante, que mostrará como está a saúde da população assistida no programa. “Esse projeto nos ajuda a medir, melhorar e promover acesso à saúde ”, explica ele.

Alinhamento à estratégia ESG da Mercedes-Benz do Brasil

O projeto #UnindoForças é uma iniciativa idealizada e gerenciada pela Mercedes-Benz do Brasil, com envolvimento de vários parceiros e com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação. No total, serão oito carretas e dois ônibus percorrendo o País, atendendo em diversas especialidades e ajudando também em ações contra a COVID-19.

“Nossa responsabilidade com os princípios do ESG, voltados ao Meio Ambiente, à Sociedade e à boa Governança, sempre nos guiou ao longo dos 65 anos da Empresa no Brasil. E, agora, isso vai além de nosso core business de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços”, ressalta Roberto Leoncini. “Dessa forma, a Mercedes-Benz reforça o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.

Governo alemão contribui para a aquisição das carretas

Com suporte oferecido pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), o governo alemão contribui com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação. A participação é realizada por meio do develoPPP.de, programa do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), sendo implementada pelo DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH), uma subsidiária da KfW Bankengruppe. Entre diversas ações globais, a entidade destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

Além da idealização do projeto, a Mercedes Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho (não monetário).

As oito carretas de saúde são projetadas e customizadas pela Fleximedical Soluções em Saúde, com construção da carroceria pela Labor. Essas unidades agilizam a realização de exames e oferecem consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias, prevenindo e tratando outras doenças, como as ações para prevenção do coronavírus, como já ocorre em São Paulo.

Já as transformações dos ônibus em Unidades Móveis de Vacinação ficaram a cargo da Eco X, empresa especializada do setor. A Elber Medical forneceu as câmaras de conservação das vacinas e a Sunew, os painéis solares que garantem energia para as geladeiras de vacinas (adesivos no teto do veículo com a inovadora tecnologia OPV para o modelo rodoviário).

Sobre os parceiros do projeto das Unidades Móveis de Saúde

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – Sociedade civil sem fins lucrativos, tem 66 anos de história e atua nas áreas de assistência à saúde pública e privada, educação e ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social. Conta com 15 mil colaboradores e um corpo clínico com cerca de 10 mil médicos. Seu compromisso com o desenvolvimento amplo do sistema de saúde se traduz no desenvolvimento de projetos de melhoria e na contribuição da construção de novos modelos de trabalho ajustados aos desafios atuais.

O Einstein integra fóruns nacionais e internacionais de discussão e participa ativamente de iniciativas conjuntas com o poder público, órgãos reguladores, hospitais, operadoras de planos de saúde e entidades setoriais para o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.

Vale – Mineradora global, líder mundial na produção de minério de ferro e níquel, com sede no Rio de Janeiro e presente nos cinco continentes. “Para a Vale, a mineração é essencial para o desenvolvimento do mundo e só servimos à sociedade ao gerar prosperidade para todos e cuidar do planeta. Acreditamos que existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos com as pessoas”.

Vivo Empresas – Com uma carteira de mais de 1,5 milhões de usuários corporativos, a Vivo Empresas atua como parceiro estratégico de negócios, apoiando a digitalização de organizações de diversos tamanhos e setores em todo o território nacional. Essa ampla cobertura nos permite conhecer, a fundo, as dores de cada segmento, nos mais diferentes estágios de maturidade digital.

Além de serviços de Conectividade, como Rede Móvel com velocidade 4.5G, Voz Fixa e Banda Larga com hiperconexão de Vivo Fibra de até 1GIGA, oferecemos um amplo portfólio de soluções tecnológicas com Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, Tecnologia da Informação, Gestão de Tecnologia e IoT. #DigitalizarParaAproximar

CIES Global – Organização sem fins lucrativos que há 12 anos oferece atendimento de saúde a usuários do SUS. Atualmente, com 11 unidades em operação, o CIES é pioneiro no emprego de unidades móveis e modulares na saúde, utilizando carretas e contêineres adaptados para o atendimento ao paciente, realizando desde consultas médicas até exames de alta complexidade e pequenas cirurgias.

Nos últimos cinco anos, somente no município de São Paulo, já realizou cerca de 6 milhões de atendimentos, 5,6 milhões de exames e mais de 213 mil cirurgias.

O CIES abraçou o projeto junto à Mercedes-Benz e, em setembro de 2020, inaugurou a primeira Unidade Móvel de Saúde destinada à tomografia. O êxito desse projeto piloto permitiu que, em apenas cinco meses, 4.000 exames fossem realizados, atendendo a população do Jardim Iva, carente de serviços de saúde.

Instituto Luz para Vida – O Instituto Luz para Vida é uma organização social sem fins lucrativos. Uma plataforma de transformação social que tem como objetivo ajudar as pessoas a contemplarem o mundo que vivemos através da saúde oftalmológica. Os projetos do Luz para Vida fornecem atendimento oftalmológico e checkup de saúde em comunidades que não possuem atendimento e para pacientes que estão esperando na fila do SUS há anos. É responsável pela doação de mais de 60 mil consultas, 45.000 exames de retina, 26.715 encaminhamentos cirúrgicos, 32.456 óculos entregues, com mais de 2.000 voluntários que doaram seu tempo para ajudar pessoas em mais de 76 municípios do estado de Minas Gerais.

SAS Brasil – Esta organização social sem fins lucrativos e itinerante nasceu na edição 2013 do Rally dos Sertões, maior competição off road das Américas, segunda no mundo e principal evento do gênero no Brasil. Leva assistência médica especializada e de qualidade a quem mais precisa, em expedições que percorrem municípios carentes, deixando um legado positivo e duradouro para as populações locais. Nesse modelo, até abril de 2021, já havia beneficiado cerca de 120.000 pessoas em mais de 290 cidades de todas as regiões do Brasil com atendimentos presenciais e remotos.

Renovatio – Organização social sem fins lucrativos com experiência na operação de unidades móveis de saúde em campanhas que buscam levar saúde visual e doar óculos para quem mais precisa. É responsável pela implementação da tecnologia alemã OneDollarGlasses no Brasil. Nesse modelo, até agora, já doou cerca de 60.000 pares de óculos e realizou 100.000 exames de vista gratuitos para populações do Brasil, assim como do Haiti, Índia e Moçambique.

Cruz Vermelha Brasileira – A Cruz Vermelha Brasileira (CVB), integrante da principal instituição de ajuda humanitária do mundo, é dedicada a prevenir e aliviar o sofrimento humano durante guerras e emergências como epidemias, inundações, terremotos, entre outros. Fundada em 1907, com sede localizada na cidade do Rio de Janeiro, a unidade brasileira é uma das 191 Sociedades Nacionais que compõem o Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, em março de 2020, a CVB promove a campanha “Estamos Prontos”, que tem como objetivo atender, por meio dos voluntários de suas filiais no país, pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Até o momento, a entidade alcançou a marca de, em média, 7 milhões de beneficiados. A campanha envolve ações como vacinação, distribuição de doações, higienizações de cidades e testes rápidos de Covid-19.

Fleximedical – Negócio social, certificado pelo Sistema B por seu foco social e ambiental, a Fleximedical é pioneira em soluções de saúde, como construção de contêineres, carretas, carretas e vans, entre outros tipos de unidades portáveis e fixas, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao atendimento de saúde. Tendo estreado em 2005 como empresa de tecnologia na área da saúde, a Fleximedical inova criando Unidades Móveis de Saúde, consolidando-se no mercado com o apoio de instituições como a Rede Yunus de Negócios Sociais, CNPQ e CIETEC/USP. Em 2020 recebeu o Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de S. Paulo em parceria com a da Schwab Foundation, braço social do Fórum Econômico Mundial, por suas unidades de enfrentamento à COVID-19.

Labor – Sediada em Guarulhos e agora com uma nova unidade em Taubaté (SP), a Labor Equipamentos Rodoviários foi fundada em 1991 e, desde então, oferece produtos rodoviários diferenciados aos tradicionais, utilizando de engenharia avançada para dar a seus clientes maior produtividade, economia e tecnologia no transporte e em unidades móveis.

Empresa líder em tecnologia no seu segmento, a história da Labor é marcada pelo pioneirismo, sempre apresentando lançamento de produtos inovadores, como a primeira suspensão pneumática nacional para caminhões e carretas, sendo a primeira empresa fora da Europa a fabricar semirreboque monobloco com suspensão independente (sem eixos).

Com a fabricação de carretas especializadas para transporte e unidades móveis com até 3 andares e duas aberturas laterais, apresenta vantagens como maior capacidade de carga e espaço interno nas unidades móveis, assim como suspensões independentes que garantem menor vibração do semirreboque.

Canon Medical – Instalada no Brasil desde 1974, a Canon Medical é uma das maiores fornecedoras de tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem e oferece uma gama completa de soluções de imagens médicas para diagnóstico, incluindo CT, MR, Raio-X, Ultrassom, Hermodinâmica e Informática de médica. Com uma base instalada de milhares de equipamentos, está presente em algumas das maiores e mais importantes instituições de assistência à saúde do Brasil.

Incorporando tecnologias inovadoras aos equipamentos, como a Inteligência Artificial em modo Deep Learning e assistência remota com ferramentas de IOT aplicadas a assistência pós-venda, oferece a melhor experiencia aos clientes, o que possibilitou alcançar o NPS de 88 pontos.

Tendo como guia das atividades a filosofia corporativa Made for Life, o paciente é colocado no centro de todas as ações da empresa, e ao trabalhar lado a lado com seus parceiros, como a comunidade médica, académica e cientifica, constrói relacionamentos baseados na transparência, confiança e respeito.

Eco X – Sediada na Grande São Paulo, a empresa é especializada na transformação de veículos como caminhões, carretas, trailers e containers em unidades móveis. Atua em vários segmentos: Corporativo (atendimento, oficina móvel/assistência técnica, serviços operacionais, saúde, showroom, treinamento) e Governo (atendimento público, saúde e segurança), além de prestar serviços de revitalização (assistência técnica e implementos para veículos).

A Eco X é referência de mercado no setor de adaptações, transformação de veículos com homologações e certificações de montadoras para produção de veículos com garantia de fábrica. O parque industrial da empresa conta com modernos equipamentos, máquinas e sistemas tecnológicos, incluindo softwares de desenvolvimento de layouts em 3D e um Laboratório de Protótipos.

A empresa fornece soluções de projetos para todas as plataformas, ônibus, micro-ônibus, carretas, caminhões, vans, trailer, módulos containers, seguindo as regulamentações técnicas dos órgãos competentes fiscalizadores.

Elber Medical – A empresa oferece uma ampla gama de câmaras de conservação de alta qualidade. São várias opções para transporte e armazenamento de medicamentos, vacinas, sangue, hemoderivados, termolábeis, sêmen e outros materiais biológicos que requerem temperatura controlada e ininterrupta mesmo quando há falta de energia elétrica convencional.

Projetadas para atender às mais diversas expectativas do mercado, as câmaras podem ser equipadas com diversos opcionais, desde controle remoto pelo celular até sistema de energia solar para funcionamento em locais onde não há energia elétrica convencional.

Sunew – Criada em 2015, a empresa busca revolucionar o paradigma de consumo e produção de energia, construindo um mundo melhor para as próximas gerações com a energia mais verde presente em todos os lugares. A Sunew é líder mundial em tecnologia fotovoltaica orgânica (OPV - Organic Photovoltaics), com as maiores instalações implantadas em todo o mundo.

O OPV é a terceira geração de tecnologia de células solares. Por meio de uma produção totalmente sustentável, essa tecnologia é a alternativa mais verde de geração de energia, permitindo a sua integração em projetos inovadores de arquitetura, construção, mobiliário urbano e mobilidade.

DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos principais e mais experientes bancos de desenvolvimento do mundo, que contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de desenvolvimento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.

Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) - Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, atraindo investimentos para o País e expandindo o comércio bilateral e a cooperação entre países.

Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.

A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou de know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas em 92 países.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022.

Download do Press Release