Mercedes-Benz é triplamente vencedora no Prêmio AutoData 2021

Data da publicação: 05/11/2021

  • Cabina do Novo Actros, desenvolvida no Brasil e cujo projeto é utilizado pela Daimler na Europa, deu à marca a vitória na categoria “Inovação Tecnológica/Montadoras”
  • O 500 R Super Padron foi o vencedor da categoria “Veículo Ônibus”
  • Com os cases Truck Center e Configurador 3D para Linha Sprinter, marca foi o destaque de 2021 em “Marketing, Comunicação e Propaganda/Montadoras”

Conforme resultado anunciado ontem, 4 de novembro, a Mercedes-Benz conquistou tripla vitória no 22º Prêmio AutoData “Melhores do Setor Automotivo 2021”. A Cabina do Novo Actros, desenvolvida no Brasil e cujo projeto é utilizado pela Daimler na Europa, deu à marca a vitória na categoria “Inovação Tecnológica/Montadoras”. O chassi O 500 R Super Padron foi o vencedor da categoria “Veículo Ônibus”. E com os cases Truck Center e Configurador 3D para Linha Sprinter, a marca foi o destaque de 2021 em “Marketing, Comunicação e Propaganda/Montadoras”.

Essa premiação é uma das principais iniciativas de reconhecimento do setor no País, que leva em conta aspectos como inovação, tecnologia, qualidade, produtos e outros quesitos. A partir de quatro finalistas por categoria, indicados por jornalistas do Grupo, foram cerca de 8 mil votos dos leitores da Agência AutoData, da revista AutoData e dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2022, que elegeram os vencedores de cada uma das 25 categorias.

“O Prêmio AutoData tem um significado muito especial porque é resultado da avaliação e indicação de jornalistas especializados juntamente com a votação de leitores e congressistas da AutoData. Ou seja, um público que conhece profundamente o setor e que escolheu a Mercedes-Benz como referência em três categorias este ano, envolvendo toda a nossa linha de veículos comerciais”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Ficamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho dos nossos colaboradores, concessionários, fornecedores e parceiros. Essa premiação nos motiva a valorizar ainda mais o apoio dos clientes, para quem trabalhamos diariamente a fim de entregar as melhores soluções”, afirma Roberto Leoncini. “E nosso orgulho também é grande porque a tripla vitória no Prêmio AutoData 2021 ocorre nos 65 anos da Mercedes-Benz do Brasil, celebrado no último dia 28 de setembro”.

Cabina brasileira do Novo Actros é premiada em inovação tecnológica

A cabina do Novo Actros foi o case vencedor da categoria Inovação Tecnológica/Montadoras no Prêmio AutoData 2021. Essa cabina equipa o Novo Actros F, que já é comercializado a clientes de 24 países na Europa e em outros continentes. A utilização desse projeto pela Daimler Trucks reafirma a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. Isso também demonstra a competência e experiência da equipe brasileira em gerar soluções para as demandas do transporte de cargas do Brasil e de outros mercados.

“Com a cabina do Novo Actros já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, estamos chegando a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a Empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”, afirma Roberto Leoncini.

Essa cabina é uma grande inovação do Novo Actros no Brasil. Ela foi desenvolvida para atender as características do transporte no País e as demandas de clientes, captadas em pesquisas e demonstrações. Como destaque está o seu design mais aerodinâmico, contribuindo para a redução do consumo de combustível. Também chama a atenção o interior da boleia, que se destaca pelo amplo espaço para o motorista e o acompanhante, garantindo conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. A altura interna chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.

O 500 R Super Padron é o ônibus do ano no Prêmio AutoData

O vencedor da categoria Veículo Ônibus do Prêmio AutoData 2021 foi o modelo O 500 R Super Padron da Mercedes-Benz. Atenta às demandas dos clientes e às tendências de mercado, a Empresa ampliou seu portfólio oferecendo o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento.

O Super Padron O 500 R 1830 4x2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, como, por exemplo, as capitais estaduais Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Curitiba, além de outras grandes cidades.

“Com esse novo modelo, passamos a oferecer às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4x2 de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros da concorrência”, destaca Roberto Leoncini. “Para isso, desenvolvemos um chassi O 500 com 19.600 kg de PBT, o maior da categoria, com potência de 310 cv do motor OM 926 LA e o elevado padrão de conforto e segurança da consagrada linha O 500 de motores traseiros e suspensão totalmente pneumátca, além de caixa automática com retarder integrado e auxílio de partida em rampa”.

Reconhecimento a ações de marketing, comunicação e propaganda

A terceira vitória da marca no Prêmio AutoData 2021 veio da categoria Marketing, Comunicação e Propaganda/Montadoras, destacando os cases Truck Center e Configurador 3D para Linha Sprinter.

Além de já disponibilizar aos clientes a maior Rede de Concessionários de veículos comerciais do País, com mais de 300 pontos de atendimento em todos os estados, a Mercedes-Benz ampliou a cobertura de serviços assistenciais a caminhões, ônibus e Sprinter com o Truck Center, estrutura de peças e serviços para atendimento rápido em postos de combustíveis. Três unidades inciaram essa prestação de serviço diferenciada: Tanguá/RJ (Mardisa), Roseira/SP (De Nigris) e Patos/PB (Unidas). 

“Inovamos com esse conceito de posto avançado de atendimento a clientes. O Truck Center oferece assistência básica, como revisões preventivas e serviços previstos nos planos de manutenção, que não dependem de uma estrutura completa como a do concessionário, sem, no entanto, abrir mão da qualidade que é um atributo da nossa marca”, diz Roberto Leoncini. “A ideia é estar ainda mais perto dos clientes e oferecer serviços que assegurem a disponibilidade de seus veículos, sem que necessariamente eles tenham de ir ao concessionário, que pode estar fora de sua rota numa eventual circunstância. Isso traz qualidade e conveniência para o motorista que está em trânsito realizando o transporte de carga, como também segurança e tranquilidade para o gestor da frota”.

Mercedes-Benz lançou um configurador para a Linha Sprinter no site atrelado ao portal oficial da marca, possibilitando ao cliente a escolha do modelo ideal para suas demandas e necessidades. Com este recurso, é possível escolher os modelos, pacotes opcionais, serviços e visualizar os itens de série. Além disso, a plataforma conta com diversas funcionalidades que permitem uma visita virtual completa e servem como ferramenta de auxílio aos consultores de vendas dos concessionários.

Por meio desse site, é possível visualizar a Sprinter em 360 graus e navegar por dentro dela em 3D, conferindo todos os detalhes do interior do veículo. O usuário pode ainda clicar nos ícones para buscar o concessionário mais próximo de sua residência e entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cliente de forma rápida e intuitiva pelo chat ou e-mail.

“Nossa missão é proporcionar cada vez mais uma experiência exclusiva entre o cliente e a marca. Por esse motivo, desenvolvemos essa ferramenta que faz parte do nosso processo de digitalização e permite que o usuário escolha a Sprinter ideal para o seu negócio de forma online, colaborando para uma compra assertiva”, diz Jefferson Ferrarez, presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

 

Download do Press Release