Mercedes-Benz amplia equipe de instrutores para oferecer mais treinamento de motoristas

Data da publicação: 10/03/2011

  • Com essa iniciativa, a Mercedes-Benz atende à demanda das empresas de transporte, que buscam preparar seus motoristas para obterem todas as vantagens e benefícios das novas tecnologias
  • 5.500 motoristas de frotistas deverão ser treinados pela Empresa neste ano
  • 34.000 horas de treinamento para motoristas foram realizadas no ano passado
  • Mais de 200.000 motoristas foram treinados em 29 anos

A Mercedes-Benz ampliou significativamente o seu quadro de instrutores para treinamento de motoristas nas empresas frotistas. A Empresa mais que duplicou sua estrutura para esta finalidade. Com isso, busca atender à crescente demanda das empresas de transporte por maior especialização dos condutores de caminhões, ônibus e modelos Sprinter, motivada pela tecnologia cada vez mais avançada dos veículos.

"Em 2010, treinamos 2.825 motoristas, número que deve dobrar neste ano", afirma Ari de Carvalho, diretor de Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. "Foram cerca de 34.000 horas de treinamento para aproximadamente 300 empresas de transporte de grande porte em todo o País, metade deles na região Sudeste".

De acordo com o executivo, o treinamento de motoristas representa um alto valor agregado ao produto da marca. Um diferencial competitivo que tem papel muito importante na escolha de novos veículos pelo transportador. "Veja o caso do Actros rodoviário, por exemplo, o caminhão líder da indústria na oferta de avançada tecnologia para os clientes. Estamos oferecendo treinamento de condução e apresentação técnica para as mil primeiras unidades comercializadas. Isso envolve todos os motoristas que irão trabalhar com cada um desses veículos, o que amplia o número de profissionais treinados por caminhão", diz o executivo.

Longa tradição em treinamento de motoristas

A Mercedes-Benz tem longa tradição em treinamento de motoristas, oferecendo cursos de especialização para clientes frotistas desde 1982, ajudando assim a qualificar a mão-de-obra do setor e contribuindo para um transporte mais econômico, seguro e ecológico.

"Nesses 29 anos, já treinamos mais de 200.000 motoristas e monitores de frotistas. Isso assegura aos clientes menor consumo de combustível e diminuição do consumo de pneus e de manutenções corretivas pelo uso inadequado do veículo", destaca Ari de Carvalho.

Muitos ganhos para o cliente

Visando a formação e a especialização dos motoristas de caminhões, ônibus e modelos Sprinter, a área de Treinamento da Mercedes-Benz do Brasil oferece o curso Técnicas de Operação, que tem duração de 8 horas (módulo básico) ou 16 horas (avançado).

Esse treinamento proporciona ganhos concretos em aspectos vitais do uso do veículo. Em média, há uma melhora de 25% na sua autonomia, ou seja, ele passa a fazer mais quilômetros por litro. Há também uma média de melhora de 20% no tempo de percurso, o que significa entregas mais rápidas. E há ainda uma redução substancial, próxima de 50%, no número de troca de marchas, com o motorista fazendo menos esforço e o câmbio ganhando maior durabilidade.

Criado inicialmente para abordar a condução econômica, esse treinamento foi sendo aprimorado ao longo dos anos. Hoje, abrange também a maior durabilidade de agregados, como câmbio e embreagem, e especialmente a melhor utilização das informações fornecidas pelo veículo, como, por exemplo, pelo computador de bordo dos caminhões.

O programa do curso aborda também a preservação do meio ambiente, alertando os motoristas sobre a importância do seu desempenho na condução e manutenção de veículos para diminuir a emissão de poluentes.

Entre os materiais de apoio inclui-se um manual com recomendações sobre dirigibilidade ecológica. O objetivo é conscientizar os participantes para as boas práticas, com dicas a respeito de condução, aceleração, frenagem, combustíveis, sistema de injeção, emissões, regulagem do motor e do veículo e manutenções. Isso demonstra a preocupação da Mercedes-Benz em ampliar a conscientização para a preservação ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar.

Preparação de monitores de treinamento

A Mercedes-Benz do Brasil também oferece aos frotistas o curso Formação de Monitores. Com duração de 5 dias, este treinamento aprofunda temas técnicos ligados a motor, câmbio, embreagem, eixos e transmissão, entre outros tópicos. Além disso, inclui um módulo sobre didática de treinamentos. Os participantes chegam a fazer apresentações filmadas, que são exibidas posteriormente aos alunos para avaliações quanto à postura e técnicas de treinamento.

Locais de treinamento em pontos estratégicos

O curso Técnica de Operação é aplicado nas instalações do cliente, seja por um instrutor da fábrica ou de um concessionário ou ainda por um monitor do próprio frotista. Já o curso Formação de Monitores é aplicado pela Mercedes-Benz em seus Centros de Treinamento de Campinas (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). Este curso também pode ser realizado em frotistas que tenham área de treinamento adequada e disponibilidade de veículos para esta finalidade.

Como pré-requisito para a formação de monitores, a Mercedes-Benz oferece o Curso Fundamental de Serviço, que é aplicado nos nove Centros de Treinamento Homologados, instalados junto aos concessionários Mercedes-Benz das seguintes localidades: Taboão da Serra (SP), Nova Iguaçu (RJ), Contagem (MG), Curitiba (PR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM).