Mercedes-Benz do Brasil leva Bienal de Arte para Juiz de Fora

Data da publicação: 11/03/2011

  • Mostra "29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas" reúne trabalhos de artistas renomados como Cildo Meireles, Gil Vicente e Hélio Oiticica.
  • A passagem da exposição pela cidade de Juiz de Fora só ocorreu em razão do apoio da Mercedes-Benz do Brasil.

A Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, demonstra mais uma vez seu compromisso em incentivar à cultura e leva para a cidade de Juiz de Fora a exposição 29ª Bienal de São Paulo - obras selecionadas.

A ação de Responsabilidade Social da Mercedes-Benz, viabilizada por meio de um patrocínio com incentivo da Lei Rouanet, foi um fator decisivo para inclusão da cidade de Juiz de Fora no grupo de 13 municípios brasileiros, escolhidos para sediar a exibição itinerante.

"Quando tomamos conhecimento do Projeto 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas, que na época previa apenas exposições nas grandes capitais brasileiras, nós da Mercedes-Benz, imediatamente, iniciamos tratativas para que esse importante movimento cultural pudesse também ser trazido a Juiz de Fora, cidade que além de sediar uma planta de nossa Empresa, conta com o nosso compromisso para o seu desenvolvimento", afirma Mário Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa e responsável pelo Comitê de Responsabilidade Social Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo o diretor, a exposição é uma forma de presentear a comunidade de Juiz de Fora, cidade onde a partir desse ano a Mercedes-Benz concentrará a produção de seu caminhão top de linha, Actros.

Para a cidade mineira foram levadas 46 obras de sete artistas renomados de diversas gerações. São eles Adrian Piper, Artur Barrio, Cildo Meireles, Clarice Lispector, Gil Vicente, Hélio Oiticica e Sandra Gamarra.

"Embora seja impossível, obviamente, o transporte integral de exposição tão extensa e complexa como a Bienal para outros lugares, o trabalho conjunto entre a curadoria da Bienal de São Paulo e as instituições que recebem esses recortes permite que seus visitantes tenham acesso a vários destaques e que desfrutem do contato próximo com algumas das mais relevantes produções de arte contemporânea brasileira e internacional", explica Moacir dos Anjos.

A relação entre arte e política é o mote central da exposição, que tem como título 'Há sempre um copo de mar para um homem navegar'.

Visita virtual da 29ª Bienal Itinerante

Por meio de um projeto inédito da Bienal de São Paulo, os moradores de Juiz de Fora também poderão fazer uma visita virtual em 360º à exposição original, que aconteceu em 2010, em São Paulo e contou com 850 obras.

Projeto Educativo

Em cartaz até 15 de maio, com entrada franca, a 29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas tem ainda um programa educativo. Nessa atividade, a população contará com visitas orientadas à exposição, nas quais terão acesso as mais variadas formas de pensar a arte. "Outro fato que nos enche de orgulho é a integração dos jovens participantes dos projetos sociais, mantidos pela Mercedes-Benz, Pequenos Jardineiros e Jequitibá, nessa ação", ressalta Laffitte.

Programa Educativo da Bienal atua justamente para ampliar o espaço de reflexão. Informações sobre essa atividade podem ser obtidas pelo telefone 11 5576-7611.

Serviço:
29ª Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas (Juiz de Fora)
Museu de Arte Murilo Mendes - MAM Juiz de Fora
Rua Benjamin Constant, 790 - Centro - Juiz de Fora
Visitação: 30 de março a 15 de maio de 2011
Horário: de terça a sexta-feira das 10h às 18h; Sábados, domingos e feriados das 13h às 18h.
Entrada franca