Mercedes-Benz triplica a venda de caminhões nas demonstrações a clientes

Data da publicação: 08/08/2011

  • Mais de 1.000 veículos foram adquiridos por clientes em 2010 durante as ações de demonstração do Road Show, superando em mais de 300% o volume comercializado no ano anterior
  • Ação registrou 2.320 test-drive no ano passado em várias cidades de todo o País e visita a 1.620 frotistas
  • Em parceria com os concessionários, demonstrações são feitas em operações reais de transporte dos frotistas

Prestes a iniciar sua quarta edição, o Mercedes-Benz Road Show, demonstração de caminhões e veículos Sprinter para clientes lançada em 2008, alcançou um resultado expressivo no ano passado. Foram 1.085 veículos vendidos em 2010 durante as ações realizadas em 30 cidades de todas as regiões do Brasil.

"Esse excelente volume de vendas é mais de 300% superior ao que foi registrado no ano anterior, refletindo o acerto da mudança de estratégia do programa, que em 2010 passou a realizar as demonstrações diretamente nos frotistas e em suas operações regulares de transporte", afirma Tânia Silvestri, diretora de Marketing e Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Mercedes-Benz do Brasil. "A fórmula de ir ao cliente deu tão certo que, no ano passado, realizamos também duas ações do Road Show exclusivas para Sprinter, em Vitória e Goiânia".

Ao longo de 2010, o Road Show realizou 2.320 test-drive, mais do que o dobro em relação ano anterior. Foram percorridos cerca de 28.000 km, envolvendo motoristas de frotistas e também autônomos, que participam de experimentações promovidas nos concessionários.

"No ano passado, o Road Show realizou demonstrações em 1.620 frotistas, cerca de 80% a mais em relação a 2009", diz Tânia. "A projeção para este ano é que sejam envolvidos 2.000 clientes".

Além do test-drive, durante os eventos do Road Show, a Mercedes-Benz também oferece palestras aos participantes, abordando temas como condução econômica e ecológica, ergonomia e ginástica laboral. Com isso, além de contribuir para o melhor desempenho profissional dos motoristas, a Empresa também os conscientizam acerca de sua saúde e bem-estar, o que resulta em melhor qualidade de vida para os profissionais do volante.

Em 2010, foram ministradas 43 palestras, com uma média de 4 horas cada, com a presença de mais de 1.400 participantes. Elas são realizadas tanto nas instalações do cliente, como nos concessionários ou em outros locais, conforme o número de interessados.

Calendário 2011 tem início neste mês de fevereiro

No Sul, o calendário de eventos tem início no Paraná, incluindo ações em Londrina (16 a 18 de fevereiro), Maringá (22 a 24.02) e Cascavel (28.02 a 01.03). A programação terá prosseguimento na região até o mês de julho.

Também em fevereiro ocorrem os primeiros eventos no Nordeste, nas cidades de Petrolina, Pernambuco (16 a 18.02), Aracaju, Sergipe (21 a 23.02) e Maceió, Alagoas (28.02 a 01.03). As ações serão realizadas na região até agosto. Diversas outras localidades das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste também estão incluídas na programação do Road Show, ampliando o alcance da iniciativa.

Road Show destaca as vantagens oferecidas pelos veículos da marca

O objetivo do Road Show é destacar para os clientes as vantagens que os caminhões Mercedes-Benz proporcionam a suas atividades de transporte, como o reduzido consumo de diesel e o menor custo operacional, o que assegura a rentabilidade para os seus negócios.

Os caminhões Mercedes-Benz também são reconhecidos no mercado pela qualidade, confiabilidade, robustez e resistência para encarar o trabalho pesado. Destacam-se ainda pelo alto valor de revenda, pelo atendimento especializado da maior Rede de Concessionários do País e pelo mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda.

Realizado em parceria com os concessionários, o Road Show destaca-se por realizar as demonstrações de caminhões nas instalações dos próprios frotistas. Isso permite maior envolvimento das equipes dos clientes, contribuindo para o melhor resultado da iniciativa.

Durante a ação, os profissionais dos clientes podem dirigir os caminhões, conhecendo as características e vantagens dos veículos e esclarecendo eventuais dúvidas. A condução é feita com acompanhamento de instrutores da fábrica, que apresentam os recursos tecnológicos dos veículos e destacam as principais vantagens operacionais no transporte de cargas.

Condução econômica e ecológica

As palestras técnicas sobre condução econômica e preservação do meio ambiente alertando os motoristas sobre a importância do seu desempenho na condução e manutenção de caminhões para diminuir a emissão de poluentes.

Entre os materiais distribuídos aos participantes inclui-se um manual com recomendações sobre dirigibilidade ecológica. O objetivo é conscientizar os motoristas para as boas práticas no dia a dia de trabalho, com dicas sobre condução, aceleração, frenagem, combustíveis, sistema de injeção, emissões, regulagem do motor e do veículo e manutenções. Isso demonstra a preocupação da Empresa em ampliar a conscientização para a preservação ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e assegurando os benefícios operacionais para frotistas e autônomos.