Caminhão Axor da Mercedes-Benz auxilia o motorista a obter menor consumo

Data da publicação: 08/08/2011

  • Novo painel de instrumentos destaca-se por funções como o Econômetro, que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para se alcançar o menor consumo de combustível
  • Painel também indica o consumo instantâneo e o consumo médio na viagem

A Mercedes-Benz está agregando mais tecnologia aos caminhões pesados da linha Axor. Todos os modelos já saem de fábrica com novo painel de instrumentos, ainda mais moderno, prático e funcional. Além de mais informações, o painel propicia uma melhor visualização dos instrumentos, o que facilita o seu manuseio pelo motorista.

A principal vantagem dessa novidade para o cliente é que o novo painel traz, de série, diversas funções que auxiliam o condutor a operar o caminhão de uma forma mais econômica. Este é o caso do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível.

"O Econômetro faz com que o condutor obtenha um melhor aproveitamento do veículo", afirma Eustaquio Sirolli, gerente de Marketing de Produto - Caminhão da Mercedes-Benz do Brasil. "Os benefícios para o frotista são ainda maiores, porque o uso dessa ferramenta contribui para a redução das diferenças de consumo de combustível entre os seus motoristas. Além disso, há uma diminuição na dependência de treinamento para obtenção de maior economia de combustível".

O novo painel dos caminhões Axor traz ainda mais vantagens para os clientes. A grafia utilizada realça a leitura dos instrumentos e facilita a interpretação das informações.

Indicação de consumo instantâneo

Outra função de destaque do novo painel é a indicação do consumo de combustível instantâneo do caminhão, expresso em km/l, o que também auxilia o motorista a dirigir da forma mais econômica possível. A informação está sempre disponível para o motorista. Para visualizá-la no display, basta apenas acionar a tecla "TRIP".

Por meio do computador de bordo do caminhão, o condutor pode ainda visualizar o consumo médio de combustível na viagem, também indicado em km/l. O acesso a esta informação é feito por meio do acionamento do controle do computador de bordo.

No novo painel, o motorista também visualiza, de forma digital, a temperatura do líquido de arrefecimento do motor, o que proporciona um maior controle sobre este dado vital para o funcionamento do caminhão.

Novidade será estendida aos caminhões Atego

Além de já estar sendo aplicado em toda a linha Axor, o novo painel de instrumentos também equipará, progressivamente, todos os modelos da família Atego de caminhões médios e semipesados.