Hexacampeão, caminhão Mercedes-Benz inicia temporada 2011 do Rally Cross Country

Data da publicação: 09/08/2011

  • Os seis títulos do campeonato brasileiro foram conquistados pela Salvini Racing, sendo os quatro últimos, de 2007 a 2010, a bordo do Atego 1725 4x4
  • Caminhão Atego fora-de-estrada destaca-se pela força, robustez e resistência nas severas trilhas dos ralis, assegurando elevada competitividade à equipe
  • Rally Barretos abre a temporada 2011 no próximo fim de semana

Seis vezes vencedora do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country - sendo os últimos quatro títulos, de 2007 a 2010, com o caminhão Atego 1725 4x4 - a Mercedes-Benz inicia sua participação na temporada 2011 no próximo fim de semana, entre os dias 25 e 27 de março, no Rally Barretos, no interior paulista.

Os seis títulos da marca foram conquistados em parceria com a Salvini Racing, que tem três vitórias em quatro participações na prova de Barretos. Essa performance deixa o piloto Guido Salvini muito confiante, como também o copiloto Fernando Chwaigert e o navegador Flávio Bisi, que faz sua estreia na equipe.

"A cidade de Barretos, famosa pelo seu rodeio, já dividiu o coração com o rali", afirma Guido. "A nova disputa promete colocar 'fogo' no Parque do Peão, local onde as equipes montam os boxes e o público tem livre acesso para interagir com os participantes".

Segundo Eustaquio Sirolli, gerente de Marketing de Produto - Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, os caminhões da marca, especialmente o Atego nesses últimos cinco anos, construíram uma imagem sólida de força, robustez e resistência nas severas provas de rali. "Isso traz confiabilidade e competitividade para as equipes nos duros desafios das trilhas off-road, caracterizadas por terra, areia, lama, poeira, pedra, rios e elevadas temperaturas", diz o executivo.

Assim como alcança um grande desempenho nas competições off-road, os caminhões Atego da Mercedes-Benz asseguram excelentes resultados também no dia a dia do transporte, tanto nas rodovias como na distribuição urbana de cargas, assegurando eficiência e rentabilidade para os clientes.

Atego 1725 4x4 traz novidades para a temporada 2011

A fim de ampliar ainda mais a competividade do Atego 1725 4x4 na temporada de 2011, a Mercedes-Benz traz novidade na parte mecânica dianteira do caminhão. Na suspensão, são utilizados agora os batentes pneumáticos, que apresentam melhor qualidade de absorção das irregularidades das vias, suavizando o impacto no interior da cabina.

Já os amortecedores dianteiros passam a dispor de auxílio pneumático com refrigeração, o que contribui para a manutenção das condições essenciais de temperatura durante os ralis.

Para participar das provas de rali, os caminhões Mercedes-Benz passam por algumas mudanças visando atender a normas de orgãos internacionais e nacionais de automobilismo, que exigem que os veículos mantenham na competição grande parte de sua originalidade.

A potência do motor eletrônico do Atego 1725, por exemplo, chega a 440 cv na competição, com torque em torno de 1.800 Nm. Essa potência, a maior da categoria no Brasil, é calibrada de acordo com a característica de cada trecho da prova, buscando-se assim o melhor aproveitamento da força do motor. Para maior competitividade e segurança do caminhão no rali, o Atego 1725 recebe modificações no trem-de-força, o que garante uma relação mais adequada entre embreagem, câmbio, motor e eixos.

O Atego é o único da sua categoria que conta com eixo de carcaça fundida, o que aumenta significativamente a sua resistência e durabilidade.

O Atego 1725 4x4 do rali está equipado com ar condicionado e vidros elétricos, o que amplia o nível de conforto no interior da cabina. Assim, as equipes ganham ainda mais comodidade para se concentrar na dirigibilidade do caminhão.