Mercedes-Benz e parceiros levam Unidade Móvel de Saúde para atendimento à população da microrregião de Itabira

Data da publicação: 22/07/2021

  • Mercedes-Benz e Einstein, com apoio da Vale e da Prefeitura de Itabira (MG), irão oferecer atendimento médico gratuito a pacientes da COVID-19
  • Carreta deverá atender 40 pacientes por dia para tomografia computadorizada, teleatendimento e teste rápido de antígeno para COVID-19
  • Iniciativa idealizada e gerenciada pela Mercedes-Benz do Brasil conta com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição de oito Unidades Móveis de Saúde
  • Carretas são transportadas por caminhões Mercedes-Benz, como o Novo Actros

 

  • Clique aqui e conheça o projeto Unidades Móveis de Saúde
  • Clique aqui e veja o vídeo dos parceiros envolvidos
  • Clique aqui e veja o vídeo do projeto 3D das carretas

Transportada por um caminhão Novo Actros, mais uma carreta do projeto Unidades Móveis de Saúde – “#Unindo Forças” ganha as ruas a fim de oferecer atendimento médico e assistência a comunidades carentes. Esse semirreboque, que recebe uma configuração interna especializada com estrutura e equipamentos de saúde, ficará à disposição da Prefeitura de Itabira, no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais. Essa ação é fruto de um acordo da Mercedes-Benz do Brasil com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, contando com o apoio da Vale e da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante 90 dias, profissionais do Einstein realizarão, neste caminhão da saúde, diversos serviços gratuitos a pacientes da COVID-19 de baixa complexidade desta microrregião de Minas Gerais.  Serão oferecidos tomografia computadorizada, teleatendimento e coleta de exame para teste rápido de antígeno para COVID-19, além de exame de gasometria arterial em apoio aos hospitais locais.

Alinhamento à estratégia ESG da Mercedes-Benz do Brasil
 
O projeto #Unindo Forças é uma iniciativa idealizada e gerenciada pela Mercedes-Benz do Brasil, com envolvimento de vários parceiros e com apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para a aquisição das Unidades Móveis de Saúde. No total, serão oito carretas percorrendo o País, atendendo em diversas especialidades e ajudando também contra a COVID-19.

“Agradecemos o Einstein, a Vale, a Prefeitura de Itabira e os demais parceiros dessa ação social que busca levar ajuda humanitária a quem precisa, o que é muito importante especialmente nesse momento de pandemia e de combate ao coronavírus”, afirma Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. 

“Nossa responsabilidade com o Meio Ambiente, com a Sociedade e com boa Governança sempre nos guiou ao longo dos 65 anos da Empresa no Brasil. E, agora, isso vai além de nosso core business de produzir caminhões e ônibus e desenvolver serviços”, complementa Karl Deppen. “A Mercedes-Benz segue firme reforçando o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade em que está inserida, garantindo qualidade de vida, recursos naturais e segurança para um futuro mais sustentável”.

O projeto das Unidades Móveis de Saúde está entregando carretas preparadas para diversas áreas médicas. “Estamos, assim, aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica, ou tem acesso limitado, ajudando a melhorar e salvar vidas. Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade e que também mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, ressalta Karl Deppen. “Nossa expectativa é que mais de 250.000 pessoas sejam atendidas em três anos”.

Unindo forças em Itabira

Em Itabira, o atendimento médico à população local ficará a cargo do Einstein, com apoio da Vale e da Prefeitura Municipal.

Dez profissionais do Einstein atuam no atendimento aos pacientes na carreta da saúde, entre médicos, biomédicos, enfermeiros e técnicos administrativos e de enfermagem. Uma equipe baseada em São Paulo dá apoio virtual às operações. Aliás, paralelamente a essa iniciativa, médicos intensivistas da instituição oferecem atendimento de Tele UTI a dez leitos em hospitais de Itabira, ampliando a assistência à população.

A expectativa do Einstein é que sejam atendidos, em média, 40 pacientes por dia no caminhão da saúde, que está estacionado perto do antigo Corpo de Bombeiros de Itabira, próximo à base do SAMU. O atendimento seguirá a programação definida e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. 

O semirreboque que abriga essa Unidade Móvel de Saúde tem cerca de 15 metros de comprimento e 2,60 metros de largura. Para ampliar o espaço interno e oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes, parte da carroçaria é extensível, ganhando espaço na largura e recebendo rampa de acesso. Isso traz mais comodidade e segurança para cadeirantes e para pessoas com dificuldade de locomoção.

O espaço interno abriga uma sala de tomografia com paredes blindadas com chumbo para proteção dos pacientes e dos profissionais da saúde, uma sala de comando do exame de tomografia, uma sala técnica, duas salas de teleatendimento medicinal, um laboratório, sala de espera para exames, ambientes multiuso e hall de entrada. Também dispõe de um consultório oftalmológico para futuras ações de saúde nessa carreta.

O tomógrafo instalado é o Aquilion Prime SP, equipamento de última geração e guiado por inteligência artificial, desenvolvido pela Canon Medical, parceira do projeto #Unindo Forças e uma das maiores fornecedoras de tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem no País.

Atendimento de saúde para caminhoneiros

Após os 90 dias em Itabira, a Unidade Móvel de Saúde será destinada ao atendimento de caminhoneiros nas estradas. Equipes do Einstein darão foco a consultas e exames que buscam promover a saúde dos profissionais do volante, visando especialmente a redução de riscos cardiovasculares. Nessa etapa, a carreta irá circular por pontos de grande concentração de motoristas, como rodovias, portos e postos de combustível e serviços. Em definição, a programação deverá ter início por estados do Sudeste, região com grande movimentação de caminhões no País.  

Suporte da Câmara Brasil-Alemanha

Além da idealização da iniciativa “#Unindo Forças”, a Mercedes Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto, totalizando cerca de 1 milhão de Euros em horas de trabalho (não monetário). Em Itabira, a contribuição da Empresa vai além e abrange também os custos com o gerador de energia para o tomógrafo da carreta.

Com suporte oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo, a participação do governo alemão no projeto de Unidades Móveis de Saúde é realizada por meio do develoPPP.de, um programa do BMZ (Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), sendo implementada pelo DEG (Deutsche Investitions- und Entwicklungsgesellschaft mbH), subsidiária da KfW Bankengruppe, que, entre diversas ações globais, destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

As oito carretas de saúde são projetadas e customizadas pela Fleximedical Soluções em Saúde, com construção da carroceria pela Labor. Essas unidades agilizam a realização de exames e oferecem consultas médicas em áreas como oncologia, oftalmologia, odontologia e ginecologia, chegando até, em alguns casos, a realizar pequenas cirurgias, prevenindo e tratando outras doenças, como as ações para prevenção do coronavírus, como já ocorre em São Paulo. 

Sobre os parceiros do projeto das Unidades Móveis de Saúde

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein – Sociedade civil sem fins lucrativos, tem 66 anos de história e atua nas áreas de assistência à saúde pública e privada, educação e ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social. Conta com 15 mil colaboradores e um corpo clínico com cerca de 10 mil médicos. Seu compromisso com o desenvolvimento amplo do sistema de saúde se traduz no desenvolvimento de projetos de melhoria e na contribuição da construção de novos modelos de trabalho ajustados aos desafios atuais.

O Einstein integra fóruns nacionais e internacionais de discussão e participa ativamente de iniciativas conjuntas com o poder público, órgãos reguladores, hospitais, operadoras de planos de saúde e entidades setoriais para o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro.

Vale – Mineradora global, líder mundial na produção de minério de ferro e níquel, com sede no Rio de Janeiro e presente nos cinco continentes. “Para a Vale, a mineração é essencial para o desenvolvimento do mundo e só servimos à sociedade ao gerar prosperidade para todos e cuidar do planeta. Acreditamos que existimos para melhorar a vida e transformar o futuro juntos com as pessoas”.

Fleximedical – Negócio social, certificado pelo Sistema B por seu foco social e ambiental, a Fleximedical é pioneira em soluções de saúde, como construção de contêineres, carretas, carretas e vans, entre outros tipos de unidades portáveis e fixas, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso ao atendimento de saúde. Tendo estreado em 2005 como empresa de tecnologia na área da saúde, a Fleximedical inova criando Unidades Móveis de Saúde, consolidando-se no mercado com o apoio de instituições como a Rede Yunus de Negócios Sociais, CNPQ e CIETEC/USP. Em 2020 recebeu o Prêmio Empreendedor Social, do jornal Folha de S. Paulo em parceria com a da Schwab Foundation, braço social do Fórum Econômico Mundial, por suas unidades de enfrentamento à COVID-19. www.fleximedical.com.br 

Labor – Sediada em Guarulhos e agora com uma nova unidade em Taubaté (SP), a Labor Equipamentos Rodoviários foi fundada em 1991 e, desde então, oferece produtos rodoviários diferenciados aos tradicionais, utilizando de engenharia avançada para dar a seus clientes maior produtividade, economia e tecnologia no transporte e em unidades móveis.

Empresa líder em tecnologia no seu segmento, a história da Labor é marcada pelo pioneirismo, sempre apresentando lançamento de produtos inovadores, como a primeira suspensão pneumática nacional para caminhões e carretas, sendo a primeira empresa fora da Europa a fabricar semirreboque monobloco com suspensão independente (sem eixos).

Com a fabricação de carretas especializadas para transporte e unidades móveis com até 3 andares e duas aberturas laterais, apresenta vantagens como maior capacidade de carga e espaço interno nas unidades móveis, assim como suspensões independentes que garantem menor vibração do semirreboque. www.laborequipamentos.com.br 

Canon Medical – Instalada no Brasil desde 1974, a Canon Medical é uma das maiores fornecedoras de tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem e oferece uma gama completa de soluções de imagens médicas para diagnóstico, incluindo CT, MR, Raio-X, Ultrassom, Hermodinâmica e Informática de médica. Com uma base instalada de milhares de equipamentos, está presente em algumas das maiores e mais importantes instituições de assistência à saúde do Brasil.

Incorporando tecnologias inovadoras aos equipamentos, como a Inteligência Artificial em modo Deep Learning e assistência remota com ferramentas de IOT aplicadas a assistência pós-venda, oferece a melhor experiencia aos clientes, o que possibilitou alcançar o NPS de 88 pontos.

Tendo como guia das atividades a filosofia corporativa Made for Life, o paciente é colocado no centro de todas as ações da empresa, e ao trabalhar lado a lado com seus parceiros, como a comunidade médica, académica e cientifica, constrói relacionamentos baseados na transparência, confiança e respeito.

DEG e KfW – A DEG é subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos principais e mais experientes bancos de desenvolvimento do mundo, que contribui para os três pilares da sustentabilidade: a atividade econômica, o meio ambiente e a coesão social. Fundado em 1948 como uma instituição pública, o KfW pertence hoje à República Federal da Alemanha (80%) e aos estados federados (20%). O KfW é um dos maiores bancos alemães e capta os recursos para suas atividades de desenvolvimento quase exclusivamente nos mercados de capitais internacionais.

Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) -Instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, atraindo investimentos para o País e expandindo o comércio bilateral e a cooperação entre países.

Suas atividades englobam eventos, seminários e congressos sobre temas factuais e de interesse, rodadas de negócios, suporte a delegações, assim como o apoio com informações estratégicas, econômicas e institucionais. A mesma importância tem o apoio aos negócios de seus associados, assim como a ampliação estratégica de suas atividades nas áreas de formação profissional, inovação, inclusão, mineração, meio ambiente, energia e eficiência energética.

A AHK São Paulo congrega 800 associados, entre empresas de capital ou de know-how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, que, juntas, representam cerca de 10% do PIB industrial brasileiro. Por meio da Câmara, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 140 câmaras alemãs espalhadas em 92 países.

Sobre a Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há quase 65 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é a maior fabricante e exportadora de caminhões e ônibus da América Latina. É também líder no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.

A Empresa possui unidades de produção de caminhões, chassis de ônibus e agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training em Campinas (SP).

Em 2018, a Companhia inaugurou a primeira linha de caminhões no conceito 4.0 do País e lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério Sul para veículos comerciais. Em 2019, em segunda fase da Indústria 4.0, a Empresa iniciou as operações em uma nova linha de cabinas e lançou o Novo Actros, caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País. Em 2020, foi a vez de inaugurar a fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Dando continuidade aos investimentos no Brasil, a Empresa está implementando aporte de R$ 2,4 bilhões entre 2018 e 2022. 

Download do Press Release