CASE: a estratégia global da Mercedes-Benz para o futuro da mobilidade

  • Conceito é apoiado nos pilares Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação

  • Proposta mostra que o veículo do futuro deve ser conectado, autônomo, com redução de emissões e com diversos novos serviços

Nos automóveis expostos no 30º Salão do Automóvel de São Paulo, a Mercedes-Benz traz sua estratégia global que norteia o futuro da mobilidade para a marca: o conceito CASE, apoiado nos pilares Conectado, Autônomo, Serviços & Compartilhamento e Eletrificação. A estratégia redefine os conceitos de mobilidade para um futuro próximo, transformando o automóvel em um espaço que oferece uma experiência inovadora.

A Mercedes-Benz é a marca que inventou o automóvel, mas seu papel pioneiro nunca ficou limitado a esse feito histórico. Ao longo de mais de um século, a marca sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento do automóvel, seja no projeto e fabricação de veículos de alta qualidade como na evolução dos conceitos de segurança, conforto e praticidade.

A história do automóvel mostra vários momentos importantes, em que a trajetória do transporte familiar e individual foi sendo definida. A indústria automotiva passa exatamente por um desses pontos cruciais – talvez o mais desafiador de todos os tempos. É preciso passar por um processo de reinvenção, que vai muito além da criação de novos modelos ou de novos métodos de propulsão.

Cada letra da sigla CASE tem um profundo significado nesse processo que irá moldar o futuro da Mercedes-Benz e influenciar, não apenas o segmento diretamente envolvido com a produção de todo tipo de veículos, mas a vida de todos aqueles que os utilizam, direta ou indiretamente.

Conectado - Um tema relativamente novo no que diz respeito ao automóvel, a conectividade é, hoje, decisiva na concepção dos veículos. Ela vai muito além da conexão à internet e da possibilidade de comunicação entre pessoas. Uma nova tecnologia chamada Car-to-X, por exemplo, permitirá que os automóveis não apenas se comuniquem entre si em tempo real mas, também, com toda a estrutura viária. O veículo irá receber informações sobre a situação do trânsito, além da área de visão do motorista, e poderá sincronizar sua velocidade com os semáforos, encontrar vagas para estacionar e evitar engarrafamentos. O resultado será maior segurança, viagens mais rápidas e maior eficiência. Uma das aplicações mais importantes de conectividade desenvolvidas pela Daimler, que já está sendo utilizada, é a otimização do uso dos meios de transporte de carga, interligando motoristas, comércio e indústria e clientes para uma distribuição mais rápida e eficiente das mercadorias dentro e entre cidades.

Autônomo – A Mercedes-Benz é pioneira em condução autônoma e já tem um grande número de veículos circulando em testes em várias partes do mundo. Automóveis que não exigem a ação de motoristas deverão levar à redução no número de acidentes e a mudanças radicais, como a possibilidade de aproveitar o tempo nos deslocamentos para atividades de lazer ou trabalho à distância e, até mesmo, permitir que pessoas sem carteira de habilitação – idosos ou jovens, por exemplo – possam utilizar o veículo de forma independente.

As principais tecnologias que permitirão a condução totalmente autônoma estão sendo desenvolvidas há anos pela Daimler e seus fornecedores. Elas incluem câmeras especiais, sensores utilizando radar, ultrassom, entre outros métodos. Muitas delas já estão presentes em vários modelos, em sistemas que vão desde o estacionamento automático à condução quase autônoma em engarrafamentos ou estradas, por exemplo.

Compartilhamento e serviços – Para uma grande parte das pessoas, possuir um automóvel é uma declaração de independência. Mas estudos mostram que a maioria dos veículos é utilizada poucas horas por dia – em algumas cidades, não mais que uma hora. O compartilhamento de automóveis é uma solução lógica e prática, e a Daimler já está experimentando com sucesso em 26 cidades de oito países o sistema car2go, que permite alugar automóveis smart e Mercedes-Benz por meio de um aplicativo, com cobrança por minuto. No final do uso, ele pode ser estacionado em qualquer lugar, dentro de um bairro ou distrito. Nas cidades onde o serviço foi implantado, um automóvel é alugado a cada 1,4 segundos.

No futuro, será possível solicitar que um veículo venha sozinho até onde o usuário se encontra. Por enquanto, a Daimler implantou na Alemanha, França e Itália o sistema de serviços smart “ready to”. Ele permite, por exemplo, que os proprietários de smarts compartilhem seus automóveis dentro do que se chama “comunidade fechada” - um grupo de amigos, colegas e familiares, por exemplo. O sistema todo é comandado por um aplicativo de telefone celular e permite localizar veículos disponíveis, abrir e acionar o modelo sem necessidade de chaves. Outro serviço muito útil é receber encomendas do correio ou serviços de entrega no porta-malas do carro, que dispensa a necessidade de haver alguém em casa para atender o entregador.

Elétrico – A Mercedes-Benz acredita que o futuro é elétrico e, por isso, criou uma identidade visual para veículos movidos a eletricidade: EQ, Inteligência Elétrica. A propulsão elétrica permite reduzir ou até eliminar as emissões locais dos automóveis sem comprometer a mobilidade individual. No Brasil, a identidade EQ já está presente nos modelos C 200 EQ Boost, por exemplo, em que o impulso adicional de um motor elétrico contribui para aumentar a performance de um motor a combustão.

A Mercedes-Benz vai lançar em breve uma nova geração de modelos totalmente elétricos, baseados numa arquitetura especialmente desenvolvida, que pode ser aplicada para produzir, SUVs, sedãs e outros tipos de veículos. Os futuros modelos vão combinar um design atraente, prazer ao dirigir, máxima segurança e alta adaptabilidade ao uso diário, além de grande autonomia.

Para mais imagens em alta resolução, acesse o nosso conteúdo de imprensa pelo link: bit.ly/MB_SDA2018



> Download do Press Release