Regulamento

1. Objetivo

O Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental visa estimular, divulgar e homenagear anualmente o desenvolvimento ambiental sustentável implantado em seus fornecedores e sua rede de concessionários, reconhecendo o mérito daqueles que adotam as boas práticas ambientais, a fim de promover a cultura de compromisso com o meio ambiente.

2. Participação

Poderão participar e concorrer ao prêmio todos os parceiros de negócios (Fornecedores e Concessionários) da Mercedes-Benz do Brasil, que devem se inscrever pelo número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com seu respectivo projeto ambiental através do site http://www.mercedes-benz.com.br/institucional/premio-ambiental.

Somente serão aceitos projetos concluídos ou fase final de implantação, desenvolvidos a partir de 2014, desde que não tenham sido inscritos em edições anteriores ao Prêmio Responsabilidade Ambiental, nem reconhecidos e/ou premiados.

• Fornecedores: Será aceito somente a inscrição de um único projeto por parceiro. Para aqueles que tiveram o mesmo projeto implantado em mais de uma unidade, exemplo: Matriz e Filial, a unidade criadora ou a pioneira na implantação do projeto é quem deverá inscrever o tema, mas deve identificar no momento do cadastro no site os demais CNPJ’s das unidades que participam da ação.

• Rede de Concessionários Comerciais: Será aceito somente a inscrição de um único projeto por parceiro. Para aqueles que tiveram o mesmo projeto implantado em mais de uma unidade da rede, exemplo: Matriz e Filial (P e PS), a concessão criadora ou a pioneira na implantação do projeto é quem deverá inscrever o tema, mas deve identificar no momento do cadastro no site os demais CNPJ’s das unidades que participam da ação. Salientamos ainda que não serão permitidas inscrições do mesmo projeto para os prêmios Cliente Satisfeito e Responsabilidade Ambiental.

• Rede de Concessionários Automóveis: Será aceito somente a inscrição de um único projeto por parceiro. Para aqueles que tiveram o mesmo projeto implantado em mais de uma unidade (suas filiais) a concessão criadora ou a pioneira na implantação do projeto é quem deverá inscrever o tema, mas deve identificar no momento do cadastro no site os demais CNPJ’s das unidades que participam da ação. Somente serão aceitos projetos do mesmo Grupo/parceiro caso os mesmos sejam distintos.

IMPORTANTE: Aqueles que não observarem os pontos acima estarão desclassificados automaticamente por inscrever o mesmo projeto sem melhorias, ou em duplicidade.

3. Inscrição

O período das inscrições ocorrerá de 10 de Junho a 31 de agosto de 2016, os interessados deverão se inscrever pelo número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), e para concorrer ao prêmio deverão:

1. Desenvolver um Vídeo: Com relato e evidências da implantação, efetividade e resultados do projeto;
2. Realizar o cadastro e login no site;
3. Preencher o “Questionário de Boas Práticas Ambientais”, com as informações solicitadas, e
4. Documentar o projeto ambiental: Texto em língua portuguesa conforme estrutura do site.

Os projetos a serem inscritos poderão descrever processos, atividades, resultados ou qualquer outro elemento que, no entender do parceiro, justifiquem sua premiação no quesito ambiental.

São elegíveis os projetos que considerem um ou mais temas elencados a seguir:

• Otimização de processos com foco na redução, reuso e racionalização do consumo de recursos naturais, energia e matérias-primas;
• Uso de novas tecnologias limpas e soluções inovadoras;
• Promoção da sensibilização e conscientização ambiental;
• Mitigação ou adaptação às mudanças climáticas;
• Realização do Inventário de emissões, programas de neutralização de carbono e redução de emissão de gases de efeito estufa;
• Gestão e manejo de áreas de proteção e de uso sustentáveis, recuperação de áreas degradadas, conservação ou preservação de espécies da flora e da fauna silvestres.

4. Julgamento

Os projetos ambientais inscritos e seus respectivos “Questionários de Boas Práticas Ambientais” serão submetidos a uma Comissão Julgadora composta por membros da Mercedes-Benz e Universidades convidadas.

A elegibilidade se dará às empresas que visam conciliar o crescimento de seus negócios com a preservação ambiental, por meio de trabalhos que demonstrem exemplos concretos de melhores práticas ambientais levando em consideração um ou mais temas e seguindo todas as regras descritas neste regulamento.

5. Critério de Avaliação e Pontuação

No critério de avaliação será observado o atendimento aos requisitos deste regulamento e:

• Preenchimento: “Questionário de Boas Práticas Ambientais” (total: 5 pontos)
• Aplicabilidade: Considera-se a aplicabilidade e a viabilidade do trabalho à realidade inserida no contexto ambiental do parceiro, sendo possível visualização de real benefício ao meio ambiente, com resultados práticos ou mensuráveis (total: 5 pontos)
• Conteúdo: Considera-se o conteúdo em relação ao propósito da premiação (elegibilidade). Ex: Se o projeto está em conformidade com todos os pontos do regulamento e conta com um texto objetivo, claro, sem erros de ortografia, gramática ou de concordância, e que contenha todas as informações sobre a ação ambiental desenvolvida (total: 5 pontos)
• Criatividade e Inovação: Considera-se o grau de inovação do tema do trabalho apresentado e a busca por soluções simples que excedem o senso comum. Ex: Se o projeto implantado é novidade no segmento ou uma adaptação de uma atividade ou processo já existente (total: 5 pontos)
• Iniciativa: Considera-se o grau de interesse no propósito do tema e na apresentação do trabalho inscrito. Ex: Se o mesmo ocorreu por pró-atividade ou por alguma exigência legal (total: 5 pontos)

Os concorrentes poderão ser visitados e/ou questionados, a critério dos membros da Comissão Julgadora a qualquer momento da avaliação, objetivando a complementação ou confirmação de informações, que constarão nos relatórios, para auxiliar o julgamento.

6. Premiação

Todos os projetos enviados serão submetidos à avaliação da Comissão Julgadora e reconhecidos da seguinte forma:

Rede de Concessionários Comerciais:
• Serão contemplados os 3 (três) melhores projetos ambientais, e os vencedores serão reconhecidos na cerimônia de Certificação StarClass 2016
• Os projetos serão divulgados no Guia de Melhores Práticas, Eu Faço Parte e site StarClass
• Os autores serão contemplados com:

• Responsável pelo Projeto: 2.000 Multipontos (dois mil multipontos)
• Coautor 1: 2.000 Multipontos (dois mil multipontos)
• Coautor 2: 2.000 Multipontos (dois mil multipontos)
• Multiplicador StarClass: 1.000 Multipontos* (mil multipontos)
* 1 (um) Multiponto = 1 (um) real

Rede de Concessionários Automóveis:
• Serão contemplados os 3 (três) melhores projetos ambientais, e os vencedores serão reconhecidos na cerimônia de Certificação StarClass 2016
• Os projetos serão divulgados no site StarClass

Fornecedores:
• Serão contemplados os 3 (três) melhores projetos ambientais, e os vencedores serão reconhecidos na cerimônia do Prêmio Interação 2016
• Os projetos serão divulgados na Revista Interação e Eu Faço Parte

7. Divulgação

Ao participar do Prêmio, os autores das propostas que receberem a premiação concordam em ceder os direitos de publicação e divulgação, sem a necessidade de qualquer autorização prévia.

8. Disposições Finais

A inscrição e redação do projeto para concorrer ao Prêmio são de inteira responsabilidade do autor e implica na aceitação de forma ampla e irrestrita de todas as exigências e disposições deste regulamento e, qualquer critério não observado poderá desclassificá-lo e será desconsiderado como inscrito na premiação.

Os casos omissos sobre as questões não tratadas neste regulamento, assim como a interpretação de seus critérios serão decididos pela Comissão Julgadora sendo soberana em suas decisões, e de seu julgamento não caberá impugnação ou recurso por qualquer das partes envolvidas.

Exclusivo para a rede de concessionários de veículos comerciais: Ressaltamos a importância de sua participação neste prêmio, tendo em vista que é um dos requisitos para concorrer ao DIAMANTE em 2016.

Esclarecimentos adicionais pelo e-mail pool-id.gestao_ambiental@daimler.com