Edições Anteriores

Parceiros premiados em 2015:

Fornecedores:

• Schaeffler Brasil Ltda: Gestão de Resíduo em Domicílio. Certificada com a norma ISO 14001 desde 1998, a empresa tem a sustentabilidade como um de seus pilares. Com base nisso, busca minimizar ao máximo os impactos ambientais durante todo o processo produtivo. Pensando na expansão do seu programa de gestão de resíduos para além dos limites da empresa, tendo ainda o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a importância do descarte correto de resíduos perigosos, desde 2013, a Schaeffler oferece pontos de coleta para receber medicamentos vencidos, pilhas e baterias e óleo vegetal usado, para posteriormente fazer a destinação correta. Com o propósito de incentivar a participação dos funcionários, foram desenvolvidas campanhas internas informativas e de orientação. De acordo com a empresa, “os benefícios gerados com a implantação do programa são notáveis e quando comparados com o investimento necessário tornam-se ainda mais rentáveis”.

• Eaton Ltda: “Novo Aquecimento – Serpentina”. Na empresa, todos os fornos contínuos utilizam duas máquinas de lavar. A primeira delas é responsável por retirar o óleo de usinagem das peças, para que ele não contamine a atmosfera de tratamento dos fornos contínuos. Já a segunda é responsável por retirar o óleo de têmpera, que se aloja nas peças durante o processo de tratamento térmico. Para que seja feita uma limpeza adequada, o fluido (mistura de água e desengraxante) precisa trabalhar a uma temperatura próxima a 70 graus Celsius. No projeto “Novo sistema de aquecimento para as lavadoras dos fornos contínuos”, foi desenvolvido um equipamento capaz de capturar e canalizar a energia gerada pelas chamas e utilizá-la para aquecer o fluido das lavadoras, reduzindo assim a necessidade de resistências elétricas neste processo. Com essa iniciativa, houve uma redução significativa das emissões de CO2 da unidade, além de disponibilizar energia para outros usos.

• Algar Tecnologia e Consultoria S.A.: “Data Center Verde". Envolveu a criação de uma usina de Geração Distribuída (GD), a grande vantagem deste sistema é o consumo no próprio local em que é gerado, evitando assim perdas de distribuição pela concessionária. O interesse pela GD tem se renovado. Além de permitir a criação de uma rede elétrica mais “verde”, isso leva à redução de perdas no sistema, diminuição dos impactos ambientais e aumento da inserção de fontes de energia renováveis na matriz energética. Sua utilização tem aumentado consideravelmente e as redes de comunicação têm papel fundamental para o seu sucesso. Uma justificativa para este projeto é a super utilização da infraestrutura de energia elétrica. A demanda de energia é cada vez maior e a geração distribuída permite aliviar a utilização pela concessionária tornando maior a disponibilidade de energia na rede. O objetivo desse projeto foi a instalação de uma unidade de microgeração de energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica, com potência instalada de 299,88 kWp.

Rede de Concessionários Comerciais:

• Conveima - Vitória da Conquista (BA) – “Plantando um Futuro Melhor”. Após parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, promoveu o incentivo ao plantio de árvores, reaproveitamento de resíduos e educação ambiental à comunidade.

• Divesa - Curitiba (PR) – “Pensa e Reinventa”. A equipe envolvida com o projeto reaproveitou antigos uniformes dos colaboradores para confeccionar fantoches, avental para churrasco, porta manual e lixeira para carro, que são doados como brinde aos clientes e à comunidade.

• Ingá - Maringá (PR) – “Tratamento de Esgoto Sanitário”, envolvendo a instalação de um sistema de tratamento de efluentes domésticos, com o objetivo de reduzir a poluição ambiental e evitar a contaminação do lençol freático e do solo.

Rede de Concessionários Automóveis:

• Não realizado em 2015