Mercedes-Benz completa três anos de parceria com o projeto Turismo Industrial de São Bernardo do Campo

Data da publicação: 10/11/2017

  • Empresa foi a primeira fabricante de veículos comerciais a apoiar esta iniciativa do município

  • 400 pessoas do programa Turismo Industrial já conheceram a produção de veículos comerciais da Mercedes-Benz

  • A ação faz parte da estratégia de Responsabilidade Social da Empresa

Mercedes-Benz do Brasil recebeu ontem, em sua fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, a visita de 30 participantes do Congresso de Turismo Industrial promovido pela prefeitura municipal. Lançada em 2013, essa iniciativa é resultado da parceria entre o poder público, o setor produtivo da cidade e os agentes da cadeia turística local.

Após uma apresentação sobre a Empresa, o grupo cumpriu um roteiro de visita à linha de produção de motores e à montagem final de caminhões. Dessa forma, pôde acompanhar “in loco” os avançados processos e tecnologias de produção.

“Nossa Empresa foi a primeira fabricante de veículos comerciais a participar do programa Turismo Industrial. Isso reforça o nosso posicionamento de contribuir para o desenvolvimento de Cidade de São Bernardo do Campo, onde estamos há 61 anos”, comenta Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Dentro da Mercedes-Benz

Com mais de 60 anos de atuação no Brasil, a Mercedes-Benz sempre abriu as portas para apresentar a estudantes de todo o País as principais áreas dedicadas à produção de caminhões nas fábricas de São Bernardo do Campo e também de Juiz de Fora, Minas Gerais. Somente em 2017, já são aproximadamente 300 participantes do programa de visita “Por Dentro da Mercedes-Benz”, considerando as duas unidades. 

Durante a visita, formada por grupos de no máximo 30 pessoas com idade superior a 16 anos, monitores mostram a linha de fabricação de motores, dos leves aos pesados. Depois, seguem para a produção de cabinas, que destaca, por exemplo, toda a tecnologia envolvida no processo de soldagem. Logo após, eles conhecem as fases da pintura de cabinas. 

O momento de maior interesse dos visitantes é a linha de montagem final de caminhões, quando é demonstrado como é produzido o veículo desde a colocação do quadro do chassi, recebendo uma grande quantidade de peças e componentes, à incorporação do motor e da cabina do veículo, além da fase final da produção, quando o caminhão é conduzido para a área de revisão final.

“Todo o processo de fabricação de caminhões segue o conceito kaizen, o que garante uma produção com alto padrão de qualidade e processos amigáveis de preservação ao meio ambiente, além de métodos eficientes e enxutos para assegurar uma fabricação cada vez mais limpa”, ressalta Luiz Carlos.  

As visitas às fábricas podem ser agendadas pelo site corporativo www.mercedes-benz.com.br/imprensa, acessando o ícone "Por dentro da Mercedes-Benz". 

 

Download do Press Release