Mercedes-Benz é a 1ª fabricante a lançar um programa de fidelidade e recompensas completo para clientes de veículos comerciais

  • Iniciativa exclusiva da marca é uma continuidade da campanha “Mercedeiros de Verdade”, cujo aplicativo já registra mais de 13.000 downloads

  • Voltado a frotistas, autônomos, motoristas, gestores de frota e de manutenção, programa envolve compra de peças e serviços na Rede de Concessionários Mercedes-Benz

  • Lançamento é atração na Fenatran, juntamente com outras novidades da marca: Oficina de Alta Performance, Serviços Dedicados e Kits de peças genuínas por segmento

Visando conectividade e interatividade cada vez maior com os motoristas, autônomos, frotistas e gestores de frota e manutenção, a Mercedes-Benz é a primeira fabricante de veículos comerciais do País a lançar um programa de fidelidade e recompensas para clientes. Essa novidade promete engajar o público em ações inéditas no segmento.

“Essa iniciativa é uma continuidade da campanha Mercedeiros de Verdade, que em pouco mais de dois meses do lançamento do seu App já acumula mais de 13.000 downloads”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Após a fase da campanha – que irá até 31 de janeiro de 2018 e que envolve brindes instantâneos e cupons virtuais para sorteios dos caminhões Accelo e Actros e de dois veículos Vito –, os clientes da Mercedes-Benz do Brasil passam a contar com um programa de fidelidade e recompensas definitivo, de fábrica, inédito no segmento e de abrangência nacional, trazendo vantagens e recompensas para os participantes – seja para proprietários dos veículos, motoristas e demais públicos que estão próximos da marca no dia a dia”.

O programa de fidelidade e recompensas da Mercedes-Benz baseia-se num conceito já amplamente consolidado no mercado, como, por exemplo, nas milhagens de companhias aéreas e cartões de crédito. Assim, a cada R$ 1,00 gasto com peças e serviços, o frotista ou o autônomo ganhará 1 ponto. O acúmulo de pontos se torna uma grande vantagem para o cliente, que pode utilizar sua pontuação para obter descontos ou até mesmo isenção de pagamento em outras compras de peças e serviços nos concessionários Mercedes-Benz no Brasil. Isto significa um benefício valioso para todo o segmento.

“Um grande diferencial do nosso programa de fidelidade e recompensas é que os pontos conquistados têm validade de 5 anos, o maior do mercado”, destaca Leoncini. “Isso dá ao cliente maior prazo e mais opção de escolha para utilizar a pontuação acumulada”.

Programa traz vantagens específicas para os motoristas

Além da pontuação que se acumula conforme as compras de peças e serviços, o programa de fidelidade e recompensas da Mercedes-Benz prevê também uma outra forma de recompensa, que são as chamadas “estrelas”, o que premia o relacionamento e a preferência pela marca. “O motorista que leva o caminhão para realizar o serviço no nosso concessionário, por exemplo, ganhará estrelas”, explica Leoncini. “Quanto mais estrelas ele acumular, mais vantagens poderá obter junto à Mercedes-Benz e também em parceiros estratégicos, obtendo descontos para produtos e serviços voltados para o seu negócio e também para a sua família, como, por exemplo: celular, pneus, pedágio, combustível, frete, seguros, roupas, participação em eventos exclusivos promovidos pela Mercedes-Benz, entre outras vantagens. Também está previsto interatividade gamificada que reconhece o comportamento do público e gera maior engajamento com o programa e com a marca. ”

A cada interação com o programa de fidelidade e recompensas, os motoristas, além dos proprietários e dos gestores de frota e manutenção, ganham estrelas. Essa é uma forma de ampliar ainda mais os benefícios de quem escolhe um Mercedes-Benz. Isso será realizado por meio da plataforma do programa e ocorrerá sempre que os motoristas ou gestores participarem de campanhas promocionais, eventos, pesquisas, enquetes, indicação de novos membros e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. Além disso, os participantes poderão acumular estrelas por meio do registro da quilometragem do veículo sempre que realizar a manutenção em um concessionário Mercedes-Benz no prazo previsto no manual do proprietário. “O acúmulo de estrelas poderá ser recompensado de forma muito vantajosa para o autônomo numa parceria que estabelecemos com o TruckPad, o aplicativo que liga o motorista à carga”, diz Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Conforme o volume de estrelas que venha a conquistar, ele será classificado como TruckPad Black, tendo prioridade nos fretes disponíveis, porque isso significa que fez as manutenções e revisões no concessionário e utilizou peças e serviços da marca. Ou seja, quanto mais estrelas acumuladas, mais o participante tem benefícios que resultarão em maior poder de uso das recompensas.

Inicialmente, a pontuação do programa de fidelidade e recompensas é válida para a compra de Peças Genuínas Mercedes-Benz de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves (Sprinter e Vito), peças multimarcas Alliance Truck Parts, peças remanufaturadas Renov, lubrificantes genuínos, serviços de mão de obra realizados pelo concessionário Mercedes-Benz e os serviços MercedesServiceCard, Fleetboard e Planos de Manutenção Mercedes-Benz.

“Os motoristas têm uma importância cada vez maior para nossa marca”, diz Silvio Renan. “Por isso, estamos trabalhando fortemente em iniciativas que nos aproximem cada vez mais desses profissionais. Quanto mais estivermos em contato com eles, ouvindo o que têm a nos dizer, poderemos atender ainda melhor suas necessidades e expectativas”.

De acordo com o executivo, os motoristas são peças-chave para que a      Mercedes-Benz acompanhe a realidade do transporte de cargas e de passageiros no Brasil. “Com esse programa de fidelidade e recompensas, queremos valorizar esse papel e estabelecer mais interação com eles, o que nos traz subsídios para a melhoria contínua de nossos produtos e serviços”, ressalta Silvio Renan. “Isso reforça o nosso compromisso As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

O programa de fidelidade e recompensas da Mercedes-Benz nasceu de uma parceria com a LTM, empresa líder do mercado B2B e a terceira maior no mercado de fidelidade brasileiro.  Hoje a LTM gerencia mais de 20 milhões de usuários ativos em mais de 300 programas de fidelidade que a empresa operacionaliza e conta com uma estrutura pronta para dar a relevância que o programa da Mercedes-Benz exige.

Marca leva mais novidades de peças e serviços à Fenatran

Visando assegurar mais rentabilidade para os negócios dos clientes, a     Mercedes-Benz está cada dia mais presente no dia a dia das empresas de transporte, oferecendo soluções para todas as suas demandas. Nesse sentido, a marca sempre agrega novidades ao seu portfólio de peças e serviços que garantam a disponibilidade e a produtividade dos veículos para o trabalho, gerando o resultado esperado.

“A cada dia, o nosso desafio é apresentar soluções diferentes e cada vez melhores para os clientes”, afirma Leoncini. “Para tanto, queremos sempre estar junto deles, conhecer a realidade de suas operações e necessidades e ouvir o que têm a nos dizer. Isso nos permite desenvolver produtos e serviços cada vez mais eficientes, que tragam economia, redução de custos operacionais e produtividade, com a rentabilidade desejada e a qualidade e a segurança da nossa marca”.

A Mercedes-Benz reservou novidades em peças e serviços para a Fenatran 2017, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. O estande da marca demonstrará especialmente a ampla abrangência do portfólio para caminhões. Entre os destaques estão a Oficina de Alta Performance, os Serviços Dedicados e os kits de peças genuínas por segmento”.

Oficina de Alta Performance proporciona mais disponibilidade aos veículos

As oficinas dos concessionários Mercedes-Benz seguem processos robustos de atendimento, desde o agendamento até a entrega do serviço, para que a eficiência e a qualidade dos veículos sejam rotina. E, na mesma medida em que aumentam as exigências dos clientes quanto aos serviços, a Mercedes-Benz e seus concessionários aprimoram seus processos para oferecer um atendimento cada vez melhor e mais ágil, sem abrir mão da qualidade típica da marca, por meio da consolidação e expansão do conceito de Oficina de Alta Performance (OAP).

“Tendo como foco a melhoria da estrutura, dos métodos e processos, essa iniciativa aumenta a produtividade da oficina do concessionário”, diz Silvio Renan. “A grande vantagem para o cliente é mais agilidade no atendimento e na execução dos serviços, liberando o veículo o mais rápido possível para sua atividade de transporte. Isso resulta em melhor custo/benefício para o cliente, assegurando a rentabilidade desejada.

A Oficina de Alta Performance (OAP) é uma inovação que segue um ciclo incessante de melhoria contínua, junto à Rede Mercedes-Benz, a fim de elevar a qualidade do atendimento a um novo patamar voltado à menor permanência dos veículos nas oficinas, o que traz um diferencial de mercado para o concessionário e para a marca. Isso contribui para a conquista da satisfação do cliente e sua fidelização.

Atendimento na estrutura do cliente é o diferencial da Oficina Dedicada

Com o mesmo objetivo de assegurar um atendimento ágil e de qualidade aos clientes, onde eles precisarem, a Mercedes-Benz também se destaca no mercado pela atuação das Oficinas Dedicadas, serviço realizado dentro das instalações dos clientes, o que, aliado aos Planos de Manutenção, assegura melhor TCO (custo operacional total) e máxima disponibilidade dos veículos.

A Oficina Dedicada inclui mecânico do concessionário, estoque de peças na estrutura da empresa de transporte e a prestação de serviços. Ou seja, o concessionário cuida da manutenção da frota e o cliente ganha tempo e tranquilidade para se dedicar apenas à sua atividade. Outra importante vantagem é a redução de custos para o cliente, que não precisa deslocar seus veículos e seus motoristas até o concessionário para manutenções e reparos.

Kits genuínos por segmento proporcionam 15% de economia aos clientes

Com a oferta de kits de peças genuínas por segmento, a Mercedes-Benz oferece uma atrativa opção de manutenção e reparos de veículos para os clientes, com a grande vantagem da economia média de 15% no custo em relação às peças avulsas de revisão. Além disso, o cliente tem a tranquilidade e a confiabilidade do uso de itens genuínos e adequados ao serviço a ser executado pelas equipes de oficina dos concessionários.

Além das peças genuínas Mercedes-Benz, a marca se destaca no mercado pela oferta de outras duas linhas de produtos que asseguram um excelente custo/benefício aos clientes: RENOV e Alliance Truck Parts.

A linha RENOV de produtos remanufaturados oferece uma gama diversificada de itens (15 famílias e 250 itens) que abrange motores, câmbios, embreagens, motores de partida, unidades injetoras, alternadores, turbinas, diferenciais, bombas de óleo, bombas d’água, cabeçotes, pinças de freio, kits de embreagem, válvulas de 4 circuitos e secadores de ar (componentes da válvula APU) e compressores de ar.

Produzidos exclusivamente com peças genuínas, os itens do RENOV asseguram a integridade original do veículo, refletindo diretamente na relação custo/benefício para o cliente, com seus custos podendo chegar até a 40% do preço de uma peça nova, oferecendo a mesma garantia de 12 meses sem limite de quilometragem. Outra grande vantagem é que o cliente pode utilizar a peça usada como parte do pagamento da remanufaturada, após avaliação e aprovação do concessionário.

Até o final de dezembro, a linha Renov está com preços promocionais e pagamento em até 6 vezes sem juros na Rede de Concessionários Mercedes-Benz. Detalhes no site: www.vantagensdeverdademb.com.br.

No portfólio da Alliance Truck Parts, são mais de 350 itens de peças de reposição e manutenção para veículos de todas as marcas, como filtros de ar, combustível e óleo, lonas, tambores, discos e pastilhas de freio e kits embreagem, além de acessórios para caminhões e comerciais leves da Mercedes-Benz. E esse volume de itens não para de crescer. O custo atrativo das peças satisfaz os clientes que buscam mais economia na hora de fazer a manutenção de seus veículos, mas que não abrem mão da qualidade. Além de atender as necessidades dos clientes da marca, os concessionários Mercedes-Benz começam a atender veículos multimarcas para serviços de manutenção.

O grande destaque da Alliance fica para a oferta de acessórios, que permite que o cliente configure a cabina do caminhão com itens que valorizem ainda mais o conforto e o bem-estar do motorista, contribuindo assim para mais produtividade no dia a dia de trabalho. Itens como TV e geladeira, por exemplo, proporcionam mais satisfação aos motoristas de caminhão, especialmente para aqueles que cumprem rotas de longo percurso e fazem da cabina seu local de descanso ou dormitório. Comodidades como essas fazem da cabina uma extensão da sua casa.

A fim de proporcionar aos clientes uma maior previsibilidade de custos com manutenção, a Mercedes-Benz lançou recentemente pacotes de serviço com preço fixo para caminhões extrapesados Actros e Axor rodoviários. Isso envolve peças e mão de obra especializada, parcelamento em três vezes, com atendimento realizado pelos 148 concessionários participantes, localizados em vários pontos das principais rotas do País.

O preço fixo é válido para todo o territorial nacional, onde o cliente estiver e precisar, com a qualidade da prestação de serviços dos concessionários. Assim, ele também ganha confiança e tranquilidade, porque sabe que seu veículo será muito bem cuidado nas oficinas da rede. Além disso, pode programar onde e quando deseja fazer a manutenção, se em sua localidade de origem ou ao longo de sua rota. É só o cliente acessar www.vantagensdeverdademb.com.br e consultar o concessionário mais próximo.

Mercedes-Benz assegura excelente custo operacional total aos clientes

“Ao oferecer alternativas rentáveis aos clientes para a aquisição de peças e serviços, a Mercedes-Benz assegura melhor custo/benefício visando à redução de custos de manutenção”, afirma Silvio Renan. “Isso traz reflexos muito positivos para o TCO – Total Cost of Ownership (Custo Operacional Total), conceito que vem assumindo relevância cada vez maior no segmento de caminhões”.

Moderna ferramenta de gestão, o TCO ajuda o cliente a otimizar e reduzir os custos com o veículo considerando toda a sua vida útil. Consequentemente, isso aumenta os ganhos com o transporte.

O TCO é um indicador financeiro que avalia aspectos bastante conhecidos, como os custos operacionais e as manutenções preventivas e corretivas. Porém, vai mais além, envolvendo também estimativa de despesas com implementação, reparos e acidentes, desgaste de pneus, mão de obra, financiamento, consumo de combustível e lubrificantes, impostos, peso e tipo de carga, tipos de trechos (rodoviários, mistos ou severos e fora de estrada), velocidade média, jornada de trabalho, demanda a transportar e outros custos específicos de cada tipo de operação. Por isso, antes de comprar um caminhão, é muito importante conhecer todos os custos ao longo do tempo de seu uso, bem como a disponibilidade que ele oferece.

 

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