BlueEFFICIENCY - Acelerando rumo ao futuro

Estamos, de forma mais rápida, levando tecnologias ambientalmente seguras a seu destino: a estrada. Isso porque, como inventora do automóvel, a Mercedes-Benz tem uma responsabilidade especial — responsabilidade que assumimos por muitos anos. Desde o final de 2010, pudemos oferecer ao mundo mais de 85 modelos Mercedes-Benz com tecnologias BlueEFFICIENCY, o que causou um impacto muito menor sobre o meio ambiente — sem abrir mão da segurança, do conforto e do prazer em dirigir. O nosso conceito BlueEFFICIENCY inclui inovações para uma mobilidade eficiente e processos otimizados ao longo de toda a cadeia de valor. Eles envolvem abordagens diferentes, mas todos têm um objetivo em comum: tornar a sua mobilidade individual o mais sustentável possível.

As medidas BlueEFFICIENCY – o pacote de eficiência Mercedes-Benz.

Ele consiste em otimizações abrangentes do veículo que poupam combustível e diminuem o impacto sobre o meio ambiente. Cada modelo combina o motor mais eficiente com uma aerodinâmica otimizada e medidas de gerenciamento de energia de última geração para minimizar o consumo de combustível. Tais medidas incluem acessórios com controle inteligente, pneus com resistência de rolagem otimizada, componentes leves e a função ECO de partida/parada, que está disponível em alguns modelos, como o S 400 HYBRID. Os novos motores a gasolina BlueDIRECT V6 ou V8 em muitas séries de modelos da Classe C à Classe S reduzem o consumo em até 24%, além de terem uma potência muito maior.

BlueTEC – o diesel limpo.

A Mercedes-Benz colocou no mercado internacional a tecnologia BlueTEC para motores a diesel com base no sistema common-rail direct injection (CDI). Um sistema modular de controle de emissões torna a BlueTEC uma tecnologia diesel extremamente limpa. Ela não só remove até 95% das partículas dos gases de escape como também reduz os óxidos de nitrogênio em até 90%. O que sobra é água, o nitrogênio inofensivo e a satisfação em contribuir com a redução do impacto sobre o meio ambiente.

HYBRID – a combinação inteligente de motorização a gasolina e elétrica.

Tudo é mais fácil com uma equipe bem entrosada. E isso é especialmente verdadeiro no caso da tecnologia HYBRID. Ela envolve o uso do motor elétrico para recuperar a energia da frenagem e armazená-la na bateria. Quando é necessário, essa energia é encaminhada para o motor elétrico, que colabora com o motor a gasolina quando o automóvel está acelerando. Além disso, a unidade de controle do motor desliga o motor a gasolina quando a velocidade é reduzida para menos de 15 km/h. Desse modo, a tecnologia HYBRID pode reduzir o consumo de combustível em até 20%. Dessa forma, ela cuida do meio ambiente e também do seu saldo bancário. Um trabalho de equipe perfeito.

BlueTEC HYBRID – diesel limpo combinado com motor elétrico.

É a união dos benefícios da tecnologia HYBRID com os da tecnologia BlueTEC: a energia cinética é convertida em energia elétrica, que pode ser reutilizada quando necessário. Ao mesmo tempo, a tecnologia BlueTEC limpa os gases de escape e remove a maioria dos poluentes.

Sistemas inovadores de motorização que desbravam novos territórios: E-CELL e F-CELL.

A Mercedes-Benz desenvolveu duas configurações de motorização livres de emissões locais, E-CELL e F-CELL. A configuração F-CELL da Classe B já foi introduzida na produção de séries pequenas e, desde meados de 2010, vem provando sua adequação para o uso diário nas estradas da Alemanha. Ela usa hidrogênio para produzir energia em uma célula de combustível para o motor elétrico.

Desde o final de 2010, os primeiros veículos Classe A E-CELL, de pequena série, estão sendo produzidos. Eles possuem um motor elétrico que obtém energia de duas baterias de íon-lítio, alcançando uma autonomia de mais de 200 km. No futuro, a configuração E-CELL PLUS contará com um pequeno motor de combustão interna (Ampliador de Autonomia) que irá auxiliar o veículo elétrico para aumentar essa distância. Com base na Classe E, e usando a tecnologia

BlueTEC HYBRID, estamos desenvolvendo o primeiro veículo híbrido a diesel nesta classe.

Com seu motor elétrico alimentado a bateria, a configuração E-CELL da Classe A facilita uma pilotagem livre de emissões locais. Mas isso não é tudo: sob a bandeira do “Design para o Meio Ambiente”, nós também consideramos todo o ciclo de vida do veículo — do planejamento à reciclagem. Isso também se aplica à construção e operação de novas fábricas. Além disso, estamos envolvidos no desenvolvimento de combustíveis alternativos e em pesquisas no campo da biônica. Em resumo, a tecnologia BlueEFFICIENCY é boa para você e para o meio ambiente.

Mais informações sobre nossas medidas abrangentes podem ser encontradas em inglês no site:
http://www.mercedes-benz.com/blueefficiency